Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
03 de dezembro de 2015 às 08:00

A ilusão conveniente da procura interna

Fica a realidade de sempre: Portugal só consegue crescer graças ao consumo e ao investimento. Entre Julho e Setembro, estes dois indicadores abrandaram e a economia travou

É assim há décadas. Mudam as caras, dos governos e das oposições, mudam as palavras usadas para atacar os adversários políticos. Fica a realidade de sempre: Portugal só consegue crescer graças ao consumo e ao investimento. Entre Julho e Setembro, estes dois indicadores abrandaram e a economia travou. Quando os dados do Instituto Nacional de Estatística foram conhecidos, as opiniões dividiram-se entre os que, à esquerda, consideram que a variação nula do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre relativamente ao anterior prova que as políticas do Governo de Passos Coelho estavam erradas; e entre os que valorizam, acima de tudo, o facto de em termos homólogos, e apesar da quebra, a economia nacional registar um crescimento de 1,4%.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.