Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
10 de dezembro de 2015 às 09:49

A França está mesmo zangada com a esquerda

Das eleições de Espanha é possível que chegue o próximo sinal vermelho a Bruxelas. A confirmar-se este cenário, e com o referendo do Reino Unido, em 2016, só faltará mesmo a Alemanha, para que o princípio do fim da UE se torne irreversível

Os franceses do Maio de 68, da liberdade, igualdade e fraternidade zangaram-se definitivamente com a esquerda. Não há outra leitura possível dos resultados da Frente Nacional nas eleições regionais. Nem mesmo a pressão conjuntural provocada pelos recentes atentados em Paris e pela crise dos refugiados escamoteia a confiança que a França depositou, em urna, na extrema-direita: Marine Le Pen e a sobrinha Marion Maréchal Le Pen ganharam com mais de 40% dos votos nos locais onde foram cabeças-de-lista e, no total, a Frente Nacional triunfou em seis de 13 regiões, recolhendo a preferência de mais de sete milhões de eleitores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.