Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
30 de junho de 2019 às 13:00

O papel perverso em política dos pedidos de desculpa

O racismo contra os ciganos é um facto, e a sua condição social inaceitável. Mas se vamos colocar as coisas no domínio da culpa e da desculpa, então temos que falar do conjunto de atitudes da própria comunidade cigana que agrava esse racismo

No dia do cigano, o antropólogo José Pereira Bastos fez uma intervenção duríssima sobre a condição cigana em Portugal, descrevendo com inteira razão que o mais importante, senão o único, racismo português dirige-se contra os ciganos. Tudo o que ele disse é verdade, os exemplos, as descrições, as atitudes, as condições, tudo. Só estragou a justeza da sua intervenção quando apelou a que houvesse um pedido de desculpa colectivo dos portugueses aos ciganos pelo seu mau tratamento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.