Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
07 de abril de 2022 às 14:00

A ineficácia das organizações internacionais

Esta guerra, para o bem, mas muito para o mal, não se passa no Uganda, mas em plena Europa e os dois lados são a Rússia e os EUA. É a mais perigosa das combinações, mas também aquela que mais deixa de fora qualquer instituição internacional bem avontadada.

A guerra da Ucrânia mostrou que instituições como a ONU, ou o Tribunal Internacional de Justiça, são completamente ineficazes quando os beligerantes ou as suas extensões têm direito de veto no Conselho de Segurança. O papel humanitário da ONU é relevante e não pode ser substituído por nada existente, mas isso não trava uma guerra. Toda a possível negociação entre a Ucrânia e a Rússia, em grande parte mais coreografia do que realidade, escapa à ONU e ou passa por países terceiros com relações especiais com um dos beligerantes, a Turquia por exemplo, ou não existe.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.