Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
31 de março de 2022 às 14:00

O que é que custa dizer “condeno a invasão russa da Ucrânia”…

Para começar a sair disto o PCP só tem que dizer a pequena frase: condenamos a invasão da Ucrânia. Mas como não diz, o resto é hipocrisia. E a hipocrisia mata mais o PCP do que o PS ou o PSD.

…e depois continuar dizendo que sim, a NATO tem responsabilidades na situação? Sim. A NATO ameaça a segurança da Federação Russa. Sim, a Ucrânia queria entrar para a NATO (e deviam acrescentar, a NATO não queria a entrada da Ucrânia…). Sim, parece ter havido a violação de um acordo entre os "ocidentais" e os russos para não levar a NATO até junto das fronteiras da Rússia. Sim, tudo isto, mas, mesmo assim, condenamos a invasão da Ucrânia. É esta pequena frase que falta que torna toda a conversa contra a guerra e a favor da paz no contrário da denúncia da guerra e da defesa da paz. Coloca o PCP do lado do invasor, um autocrata corrupto e ligado à cleptocracia russa. O que é que isto tem a ver com o socialismo? Nada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Eternamente jovens

Já ninguém esconde os liftings e o botox, a procura pelo rosto perfeito nunca foi tão voraz. Conheça ainda o passado de Sócrates e os candidatos ao Benfica.

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?