Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
20 de setembro de 2019 às 13:19

Lições da História

O que é que eventos passados nos podem dizer sobre o futuro dos mais de 70 mil membros do Estado Islâmico presos na Síria? Muito. E não é bonito.

Enquanto lê estas linhas, milhares membros do Estado Islâmico estão presos em inúmeros campos de detenção na Síria, guardados 24 horas por dia pelas forças curdas aliadas da coligação internacional que derrotou o grupo terrorista. Só em al-Hol, o maior desses campos, estão cerca de 70 mil pessoas, a esmagadora maioria mulheres e crianças. Entre elas estão milhares de europeus – incluindo várias mulheres de jihadistas portugueses e os seus filhos, quase todos nascidos no território do auto-proclamado Califado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.