Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
10 de outubro de 2019 às 12:41

O (falso?) amigo americano

Um ditado popular diz que os curdos “não têm amigos, exceto as montanhas”. Ao permitir a invasão turca da Síria, Donald Trump está a dar-lhe razão – mais uma vez.

Quando em 2014 o autoproclamado Estado Islâmico (EI) ocupou uma boa parte da Síria e do norte do Iraque, sentindo-se em condições para proclamar um Califado, os Estados Unidos perceberam que precisavam de aliados que enfrentassem no terreno o grupo terrorista. Após anos de envolvimento no Afeganistão e no Iraque, Washington não queria arriscar novas baixas militares. As primeiras opções não correram bem. Grupos rebeldes sírios revelaram-se tão radicais como o EI (sobrou o Exército Livre Sírio, que luta contra Bashar al Assad) e o exército iraquiano – após anos de treino e fornecimento de material militar – revelou-se uma fraude: assim que algumas centenas de jihadistas entraram em Mossul, as tropas iraquianas debandaram deixando atrás de si material militar (tanques, armas e até alguns aviões) avaliado em milhões de euros que ficaram à disposição do grupo terrorista.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.