Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
29 de julho de 2025 às 23:00

Grandes males, grandes remédios

Uma coisa é certa: só Mário Centeno pode salvar a direita dela própria, agora que tem os dias livres para também "ponderar" uma candidatura.

AS PRÓXIMAS PRESIDENCIAISfazem lembrar aqueles filmes de terror em que a vítima inocente, ferida em alto mar, começa a atrair os tubarões com o seu sangue. A vítima é Gouveia e Melo, a sangrar nas sondagens. Os tubarões são personalidades do centro-direita que "ponderam" uma candidatura quando esse espaço deixou de ter um vencedor antecipado. De João Cotrim de Figueiredo a Rui Moreira, sem esquecer uma eventual candidatura do Chega, não é improvável que a direita tenha 5 candidatos (no mínimo) dispostos a tentar a sua sorte.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.