Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Diretor-Geral Editorial
14 de maio de 2025 às 23:00

Um Papa de rosto humano

A rapidez da escolha fez temer o pior, mas os primeiros sinais indicam que, desta vez, o Espírito Santo deve ter acertado no perfil escolhido para líder da Igreja Católica.

Quando, ao fim de apenas um dia de Conclave, o mundo foi surpreendido pelo fumo branco a sair da capela Sistina, era natural que a rapidez da eleição fizesse crescer o receio de que a via mais conservadora da Igreja tivesse triunfado. Perante os desafios e as perplexidades deixadas como legado pelo Papa Francisco, uma escolha em apenas quatro votações poderia indiciar que os cardeais tinham optado pelo mínimo denominador comum para resolver o problema. Seria, talvez, mais fácil eleger uma personalidade que voltasse a fechar a instituição a sete chaves, e a defendesse dos medos, dos receios e dos fantasmas do exterior.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1098
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.