Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Diretor-Geral Editorial
30 de abril de 2025 às 23:00

O 25 de Abril faz parte de nós

Os portugueses gostam verdadeiramente da revolução dos cravos, respeitam-na e admiram os seus heróis.

Talvez seja uma conclusão precipitada, visto que não há forma de contabilizar uma multidão que desce uma avenida. Talvez seja uma forma enviesada de ler a realidade, procurando sintetizar em grandes metáforas as circunstâncias voláteis da existência. Pode acontecer, admito-o sem qualquer rebuço. Porém, este ano o desfile lisboeta do 25 de Abril, avenida da Liberdade abaixo, pareceu juntar ainda mais pessoas que no ano passado, quando um mar de gente ocupou o coração da cidade para assinalar o cinquentenário da revolução, data redonda.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1096
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.