Sábado – Pense por si

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos Professor universitário
28 de setembro de 2020 às 15:27

Morte no ciberespaço

Não é a primeira vez que sucedem ciberataques aos sistemas de informação hospitalares e os cenários de bloqueio ou desvio de doentes já haviam sido equacionados.

Um homicídio no ciberespaço poderia ser um mistério a desvendar pelo agente secreto mais televisionado deste mundo, esse mesmo, Jaime Bunda, mas já não é. Há cerca de uma semana, a procuradoria geral alemã de Dusseldórfia abriu a primeira investigação por homicídio depois de uma clínica ter recusado receber uma paciente grave por causa de um ciberataque. Na sequência, foi aberto um inquérito de homicídio por negligencia contra desconhecidos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.