Sábado – Pense por si

Margarida Balseiro Lopes
Margarida Balseiro Lopes Presidente da JSD
08 de março de 2019 às 13:30

De luto ou de luta?

De nada valerá a criação de um dia nacional em memória das vítimas se nada for feito em sua justiça ou em favor daquelas que diariamente vivem o horror e o risco de vir a fazer parte destas tenebrosas estatísticas.

Lamento estragar o consenso em torno da criação do dia de luto pelas vítimas da violência doméstica. Sobretudo, hoje, no dia internacional da mulher e sendo a esmagadora maioria das vítimas do sexo feminino. É, aliás, por considerar o tema demasiado grave e importante que me recuso a fazer parte do pacto de inação e de hipocrisia a que assisti nas últimas semanas. Concomitante às notícias de uma mulher morta em média a cada 5 dias desde o início de 2019, num total já de 12 mulheres e uma criança assassinadas em resultado desta carnificina.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.