Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
20 de julho de 2022 às 07:33

Tiro ao mensageiro

Finalmente, a Universidade de Lisboa lançou acusações disciplinares pelos casos de assédio na Faculdade de Direito. Contra os abusadores? Não, contra quem os expôs.

Um dos pequenos vícios que mantém vivo e vibrante o império de inércia que governa Portugal é a nossa enorme capacidade de distração. Não há escândalo que dure mais de uma semana (ou, se for um "problema estrutural", um mês) na atenção pública. Neste clima, qualquer problema é reduzido a um problema de perceção. Desde que se sobreviva ao embate do ciclo mediático, que tem vida curta, a seguir pode tudo voltar ao mesmo, ou ficar pior. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.