Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
20 de julho de 2022 às 07:33

Tiro ao mensageiro

Finalmente, a Universidade de Lisboa lançou acusações disciplinares pelos casos de assédio na Faculdade de Direito. Contra os abusadores? Não, contra quem os expôs.

Um dos pequenos vícios que mantém vivo e vibrante o império de inércia que governa Portugal é a nossa enorme capacidade de distração. Não há escândalo que dure mais de uma semana (ou, se for um "problema estrutural", um mês) na atenção pública. Neste clima, qualquer problema é reduzido a um problema de perceção. Desde que se sobreviva ao embate do ciclo mediático, que tem vida curta, a seguir pode tudo voltar ao mesmo, ou ficar pior. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.