Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
09 de março de 2022 às 08:00

O preço da liberdade

A guerra que martiriza a Ucrânia e ameaça a Europa traz uma lição importante (e cara): não podemos ter democracias que se abastecem nas ditaduras. Precisamos de outra globalização.

A coisa que todos queremos dizer face a uma situação nova e inesperada é "eu avisei". Dá para exibirmos a nossa inteligência e fingirmos que percebemos o que se está a passar. Nas últimas duas semanas, académicos, militares, políticos e manadas de comentadores televisivos e de redes sociais, em Portugal e no mundo, têm dado este espetáculo de soberba intelectual. Tem sido às vezes divertido, às vezes enfurecedor e quase sempre deprimente ver como cada opinadeiro encafua, a bem ou a mal, a análise da invasão da Ucrânia na visão do mundo que já trazia no bolso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.