Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
02 de março de 2022 às 08:00

O Putin que há em nós

A União Europeia refundou-se em seis dias. Mas, se estiver a sério, vai precisar de muito mais tempo para limpar uma casa emporcalhada pelos importadores da corrupção.

Em menos de uma semana, Vladimir Putin tornou-se o grande unificador da Europa. A invasão da Ucrânia, recebida inicialmente com o habitual desacerto da União Europeia (leia-se, países a procurarem exceções à medida dos seus interesses económicos no primeiro pacote de sanções), tornou-se rapidamente o "momento de viragem" a que se referiu o novo chanceler alemão, Olaf Scholz. Em poucos dias, a UE uniu-se em torno de um pacote de sanções histórico, a que até a neutral e cúmplice Suíça acabou por aderir – pelo menos da boca para fora.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.