Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
17 de março de 2021 às 08:59

A vassoura e o martelo

A inércia e o facilitismo estão a criar uma situação explosiva nas forças de segurança portuguesas. O diagnóstico não é novo, a apatia que o perpetua também não.

O desconforto chegou às notícias: apanhados em comentários abertamente racistas num grupo de WhatsApp, cinco polícias foram oficialmente sancionados com uma repreensão escrita. A reação dentro da polícia foi de enorme desagrado, com agentes e responsáveis policiais a criticar a leveza da pena decidida pela hierarquia, que alguns consideraram "vergonhosa e repulsiva". Um agente citado na imprensa queixou-se de ouvir comentários racistas de colegas há 26 anos. "Ainda espero que consigamos evoluir, como organização", desabafou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?