Sábado – Pense por si

João Camargo
João Camargo Investigador de alterações climáticas
21 de janeiro de 2019 às 16:10

Mau ambiente na geringonça

Termina este ano a experiência governativa mais ampla da 3ª República, onde houve mais forças políticas a apoiar um governo do que a opor-se a ele pela primeira vez após a revolução.

Termina este ano a experiência governativa mais ampla da 3ª República, onde houve mais forças políticas a apoiar um governo do que a opor-se a ele pela primeira vez após a revolução. Até às eleições far-se-ão todo o tipo de balanços acerca da "geringonça", da realpolitik cínica ao idealismo puro, uns para gravar nomes na História, outros para, a partir desta experiência, se catapultarem para o poder ou evitarem afogar-se em despojos e recriminações. A maior parte das análises serão superficiais, envolvendo num bolo amorfo toda a política dos últimos anos, com breves apontamentos e/ou episódios que permitam caricaturar ou embelezar o que foi uma política altamente contraditória em quase todas as áreas. Mas dificilmente será possível discordar que em termos de ambiente e alterações climáticas, os anos de 2015 a 2019 foram muito maus. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.