Sábado – Pense por si

Francisco Guerreiro
Francisco Guerreiro Membro da Comissão Política Nacional do PAN
12 de abril de 2019 às 16:20

Uma Europa pelos Animais

É já tempo de o Parlamento Europeu assumir o papel dianteiro num dos maiores movimentos sociais da actualidade. É tempo de sentarmos o Planeta em Bruxelas e, com ele, todos os animais.

As visões antropocêntricas dos partidos tradicionais têm levado a que os animais de companhia, de pecuária e selvagens sejam largamente desconsiderados e vistos como acessórios ou como um mero recurso necessário à já habitual utilização desenfreada dos recursos finitos do Planeta. Porém, é um dado adquirido que uma nova consciência social e cultural emerge das e dos cidadãos europeus, que cada vez mais traçam um caminho de empatia, rejeitando o mercantilismo e a constante objectificação dos animais. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.