Sábado – Pense por si

Francisco Guerreiro
Francisco Guerreiro Membro da Comissão Política Nacional do PAN
12 de abril de 2019 às 16:20

Uma Europa pelos Animais

É já tempo de o Parlamento Europeu assumir o papel dianteiro num dos maiores movimentos sociais da actualidade. É tempo de sentarmos o Planeta em Bruxelas e, com ele, todos os animais.

As visões antropocêntricas dos partidos tradicionais têm levado a que os animais de companhia, de pecuária e selvagens sejam largamente desconsiderados e vistos como acessórios ou como um mero recurso necessário à já habitual utilização desenfreada dos recursos finitos do Planeta. Porém, é um dado adquirido que uma nova consciência social e cultural emerge das e dos cidadãos europeus, que cada vez mais traçam um caminho de empatia, rejeitando o mercantilismo e a constante objectificação dos animais. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.