Sábado – Pense por si

Carlos Neto
Carlos Neto Professor Catedrático (Aposentado e Jubilado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa - FMH-UL)
15 de março de 2024 às 08:57

Pai: larga o telemóvel e brinca comigo!

Os pais são habitualmente maus exemplos para os seus filhos quando em momentos decisivos não evitam o uso da tecnologia, estando agarrados aos telemóveis em todo o lado.

A frequência e intensidade com que as crianças e jovens estão a ficar capturados, seduzidos e dependentes pelos écrans (vários dispositivos eletrónicos), está cada vez mais a provocar estados emocionais devastadores e um grande aumento de estilos de vida sedentários. Falamos em especial no uso do envolvimento eletrónico com finalidades lúdicas, na qual a existência do corpo é vivido na ponta dos dedos ao alcance de narrativas simbólicas poderosas, numa violência invisível exercida pelos grandes interesses financeiros das grandes multinacionais digitais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.