NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Se nos queixamos que a nossa sociedade civil é pouco dinâmica, como seria a mesma se não existissem as associações? Não obstante a sua importância, verificamos que não lhe tem sido dada a devida importância durante a pandemia
Em 2018 foi noticiado que cerca de metade da população portuguesa tem relações directas ou indirectas com associações. A finalidade destas é muito abrangente, desde a prática de desporto a actividades sindicais, culturais, recreativas, educativas, lúdicas ou de assistência social. Um dos grandes motores da sociedade civil encontra-se nestas entidades que desenvolvem brilhantemente muitas actividades, de inegável interesse público. Por exemplo, como seria o nosso País se as IPSS não tivessem uma intervenção tão relevante na assistência a idosos e na ocupação de tempos livres das crianças? Que desporto teríamos se não fossem as associações a promovê-lo localmente? Os exemplos poderiam multiplicar-se. Se nos queixamos que a nossa sociedade civil é pouco dinâmica, como seria a mesma se não existissem as associações? Não obstante a sua importância, verificamos que não lhe tem sido dada a devida importância durante a pandemia e, não me refiro só à falta de apoios financeiros. Do ponto de vista legal, convém ter em conta as especificidades próprias do funcionamento deste tipo de pessoas colectivas. As deliberações mais importantes da vida das associações, como aprovação de orçamentos, planos de actividades ou contas são aprovadas em assembleia geral. Este tipo de reunião pode implicar a mobilização de dezenas ou centenas de associados para um local, o que não é muito compatível com o comportamento a adoptar em pandemia. Por essa razão, em muitas ocasiões, as autoridades de saúde não têm autorizado este tipo de eventos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.