Sábado – Pense por si

António Ventinhas
António Ventinhas Magistrado
09 de fevereiro de 2021 às 14:06

A Justiça e o jogo de dados

A Justiça assemelha-se muitas vezes a um jogo de dados. Há arguidos que exultam quando um processo é distribuído a um determinado juiz e desesperam se o mesmo for apreciado por outro.

O Direito não é uma ciência exacta. Ao contrário de outras ciências, os resultados finais não se repetem, como sucede, por exemplo, na matemática ou na física. Todos sabemos qual a soma de dois mais dois, mas é mais difícil prever qual será a decisão do Ministério Público ou de um Tribunal num determinado processo. Este campo de aleatoriedade deixa confuso os cidadãos e as empresas. A Justiça assemelha-se muitas vezes a um jogo de dados. Há arguidos que exultam quando um processo é distribuído a um determinado juiz e desesperam se o mesmo for apreciado por outro. Dentro dos tribunais há diversas correntes jurisprudenciais e diferentes formas de ver o mundo que acabam por se reflectir nas decisões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.