Sábado – Pense por si

André Rebocho Vaz
André Rebocho Vaz Consultor
08 de janeiro de 2017 às 08:00

2017: Já podemos descer à Terra?

As pessoas estão felizes, vendo o seu rendimento reposto. O Primeiro-ministro sorri, o Ministro das Finanças ri a cada declaração que faz e o Presidente da República irradia tranquilidade

Terminado 2016, é hora de fazer um balanço económico entre o que foi cumprido e o que foi projectado no início do ano - um crescimento de 2,4% em 2016 e 3% em 2017 - as premissas sob as quais o PS se apresentou como alternativa. O resultado que obtivemos foi um crescimento a metade do anunciado: 1,2% em 2016 e 1,4% em 2017 segundo previsões do Banco de Portugal. Podemos concluir que o ano terminou de forma "satisfatória", mas com incógnitas e perigos adiados para 2017. Crescemos, embora pouco. Cumprimos o défice marginalmente e com recursos extraordinários. O ponto positivo foi que o PS domesticou temporariamente a extrema-esquerda, embora com elevados custos financeiros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.