Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
12 de agosto de 2021 às 08:00

O Alentejo de lés a lés

Capa da Sábado Edição 7 a 13 de julho
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 7 a 13 de julho

Esta semana, a SÁBADO traz-lhe dezenas de sugestões para férias no Alentejo, não só no litoral, mas também na zona do Alqueva - de restaurantes a passeios, de hotéis a visitas a adegas. Temos ainda um dicionário de insultos e os negócios de Jacques Rodrigues, o mais antigo barão da imprensa.

Cinco jornalistas da SÁBADO prepararam este tema de capa, com dezenas de sugestões no Alentejo, das praias do litoral até ao Alqueva. Coube a Patrícia Barnabé experimentar uma casa-barco. Na marina da Amieira, e com pouca experiência de condução, ao ouvir as instruções começou a ficar preocupada, pois podia de ter de pagar uma caução se cometesse infrações (bastava prender o barco nas copas das árvores submersas, seguir na rota errada ou embater num banco de areia). Navegar nem foi difícil, o pior mesmo é estacionar, pois tem de ser de cauda. E qual não foi o seu espanto quando o próprio instrutor, após algumas tentativas para corrigir o mau jeito da aprendiz, e depois de esbarrar contra barreiras e colocar boias fora do sítio, acabou por deixar o barco atravessado e a ocupar dois lugares. Soubemos depois que também ele estava a começar.

Marisa Cardoso

Uma divertida troca de insultos

“Sacana”, “filho da mãe”, “estafermo”, “chungaria”, “vai com os porcos”... Até parece que a subdiretora Vanda Marques e o professor de História Sérgio Luís de Carvalho estão a trocar insultos. Mas não... na verdade, os dois, numa divertida conversa, falaram sobre a origem de muitas expressões usadas quando estamos irritados. Sérgio Luís de Carvalho publicou um livro onde explica como surgiram mais de 500 insultos. Teve a ideia quando ouviu um comentador de TV usar a expressão “a presença de todos esses metecos é uma espada de Dâmocles sobre a democracia francesa.” Conta ele: “Ouvi a frase e pensei: 99% dos portugueses não perceberam o que ele disse.” Achou que dava jeito haver um dicionário que explicasse estes termos e começou a anotá-los numa folha A4, chegando rapidamente aos 200.

Os milhões de Jacques Rodrigues

O jornalista Marco Alves investigou as movimentações financeiras e societárias na Impala, a empresa de Jacques Rodrigues – com 81 anos, é o mais antigo barão dos media, dono de revistas como Maria, Nova Gente e TV7 Dias. O repórter da SÁBADO consultou vários documentos, como o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, de 2008, referente à guerra com a distribuidora Electroliber. E teve acesso aos furiosos emails que o empresário enviou nos últimos anos aos diretores das suas revistas. Além da limpeza de milhões de euros em dívidas, fica o retrato de Jaques Rodrigues, de quem se contam histórias de excentricidades e de acessos de fúria e que teve nove filhos de quatro mulheres.

Mais crónicas do autor
07 de julho de 2026 às 23:00

A importância da proteína

Não é só para os músculos e não é só para desportistas: até ajuda no tratamento do cancro. E ainda: Sintra, a primeira estância de veraneio; a nova vida do ex-futebolista Jonas.

30 de junho de 2026 às 23:00

O sniper da Guerra Colonial

Nem a família ou os amigos sabiam das missões secretas deste agente português, que agora conta a sua história pela primeira vez. E ainda: o boom dos pastéis de nata; um ensaio com a banda Da Weasel.

23 de junho de 2026 às 23:00

E os maiores salários do País são...

A difícil tarefa de descobrir as maiores remunerações do País; a entrevista que continuou com o carro de Sofia Cerveira a ser rebocado; e o almoço a correr para não atrasar a acupuntura do gato Óscar.

16 de junho de 2026 às 23:00

Movimentos católicos conservadores

Estão a crescer e a ganhar influência, até a nível político, funcionando com códigos e liturgia própria. E ainda: deixar de ser vegetariano por razões de saúde; a bióloga que quer salvar as cobras.

08 de junho de 2026 às 23:00

Ciência consegue prevenir doenças

Mais do que tratar, o futuro da saúde passa por evitar os problemas, com a sequenciação genética a ser decisiva. E ainda: reportagem na Ucrânia debaixo de fogo; António Muchaxo conta as histórias de um restaurante especial.

Mostrar mais crónicas
Tópicos Bastidores 902