Sábado – Pense por si

Xi, o Grande Propagandista ao seu dispor

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 26 de abril de 2020 às 22:51

Doações, mas cobertas pelos media; milhares de contas de Twitter a espalhar a verdade; beneméritos alegadamente independentes; e a diplomacia a jurar que não é por interesse, porque “os amigos são para as ocasiões”.

Os amigos são para as ocasiões", escreveu no Twitter Zhang Jun, o embaixador chinês junto das Nações Unidas. E acrescentou: "Faremos tudo o que pudermos para ajudar outros países a lutar contra a Covid-19." A mão amiga chinesa está convosco: esta é a nova linguagem do spin internacional chinês. Depois de muitas críticas à forma como subestimou o vírus e depois os números, a China de Xi Jinping procura um melhor papel na crise do coronavírus. Em março, quando um comboio partiu de Yiwu em direção a Madrid contendo 110 mil máscaras, a propaganda oficial chamou-lhe um "ponto de viragem" na luta contra a doença do outro lado do mundo e na construção de uma nova "rota da seda da saúde" – ainda que, como fez notar aThe Economist, o valor da ajuda não passasse os 50 mil dólares. A China tem-se desdobrado em esforços de ajuda aos países mais afetados, enviando equipas, equipamento e fazendo sempre, a par e passo, a publicitação de cada ação: tudo é documentado, filmado e difundido.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.