Sábado – Pense por si

"Um dia histórico". 800 mortes depois, ETA renuncia às armas

Gonçalo Correia
Gonçalo Correia 08 de abril de 2017 às 19:59

Pelo menos é o que a organização separatista basca afirma. Depois de revelar a localização de oito esconderijos de armas, a ETA diz ser agora uma "organização desarmada"

Quase meio século depois do primeiro homicídio – a que se somaram perto de mais 800 assassinatos -, a organização terrorista e separatista basca ETA decidiu revelar a localização de oito esconderijos de armas. O grupo separatista diz ser agora uma organização inteiramente desarmada – uma afirmação que suscita algumas dúvidas aos analistas, mas que poderá ser mais um passo definitivo rumo à paz, depois de 50 anos de violência e após um cessar-fogo, instaurado pela organização em 2011.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.