O presidente da Ucrânia está a visitar países europeus chega esta terça-feira à tarde a Portugal, para se reunir com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A Bélgica vai disponibilizar à Ucrânia 30 caças F-16 até 2028, anunciou esta terça-feira, 28, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, depois da assinatura de um acordo bilateral de segurança com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.
KENZO TRIBOUILLARD/Pool via REUTERS
"Hoje em Bruxelas, o primeiro-ministro, De Croo, e eu assinámos um acordo bilateral de segurança e apoio a longo prazo entre a Ucrânia e a Bélgica. O documento inclui pelo menos 977 milhões de euros em apoio militar da Bélgica este ano, assim como o compromisso da Bélgica de auxiliar o nosso país ao longo dos 10 anos do acordo", escreveu Volodymyr Zelensky na rede social X (antigo Twitter), após ter sido recebido pelo chefe de governo.
Today in Brussels, Prime Minister @AlexanderDeCroo and I signed a bilateral security and long-term support agreement between Ukraine and Belgium.
The document includes at least €977 million in Belgian military aid to Ukraine this year, as well as Belgium's commitment to…
— Volodymyr Zelenskyy / ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) May 28, 2024
O Presidente da Ucrânia também anunciou uma decisão inédita para a Bélgica: "Pela primeira vez, um acordo deste tipo especifica o número exato de caças F-16 - 30 - que vão ser enviados para a Ucrânia até 2028, e o primeiro chegará ainda este ano."
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro