Sábado – Pense por si

Tusk vai pedir voto de confiança após vitória de Nawrocki nas presidenciais polacas

Jornal de Negócios 02 de junho de 2025 às 19:40
As mais lidas

O primeiro-ministro polaco tentará ganhar legitimidade política agora que terá de conviver com um presidente hostil ao seu partido.

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, indicou esta segunda-feira que irá apresentar um voto de confiança no seu governo ao parlamento após a derrota do candidato que apoiava, Rafal Trzaskowski, nas presidenciais de domingo.

Trzaskowski, que liderou as sondagens durante quase toda a campanha, viria a perder por menos de dois pontos percentuais para o conservador Karol Nawrocki, apoiado pelo maior partido da oposição, os nacionalistas do Lei e Justiça.

Num cenário em que, provavelmente, Nawrocki iria vetar as principais iniciativas legislativas de Tusk, o líder do Governo polaco procura reganhar legitimidade política.Ao pedir um voto de confiança, Tusk pode igualmente tentar assegurar aos polacos que a coligação que suporta o Executivo continua coesa. Após os resultados das presidenciais de domingo, surgiram especulações de que poderá haver dissidências na coligação e que o país poderá ter eleições legislativas antecipadas, sendo que as próximas eleições apenas deveriam ocorrer no final de 2027.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.