Sábado – Pense por si

Tusk vai pedir voto de confiança após vitória de Nawrocki nas presidenciais polacas

O primeiro-ministro polaco tentará ganhar legitimidade política agora que terá de conviver com um presidente hostil ao seu partido.

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, indicou esta segunda-feira que irá apresentar um voto de confiança no seu governo ao parlamento após a derrota do candidato que apoiava, Rafal Trzaskowski, nas presidenciais de domingo.

Trzaskowski, que liderou as sondagens durante quase toda a campanha, viria a perder por menos de dois pontos percentuais para o conservador Karol Nawrocki, apoiado pelo maior partido da oposição, os nacionalistas do Lei e Justiça.

Num cenário em que, provavelmente, Nawrocki iria vetar as principais iniciativas legislativas de Tusk, o líder do Governo polaco procura reganhar legitimidade política.Ao pedir um voto de confiança, Tusk pode igualmente tentar assegurar aos polacos que a coligação que suporta o Executivo continua coesa. Após os resultados das presidenciais de domingo, surgiram especulações de que poderá haver dissidências na coligação e que o país poderá ter eleições legislativas antecipadas, sendo que as próximas eleições apenas deveriam ocorrer no final de 2027.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres