Sábado – Pense por si

Turquia diz que não pode cortar laços nem com a Rússia nem com a Ucrânia

Diogo Barreto
Diogo Barreto 23 de fevereiro de 2022 às 12:39
As mais lidas

Erdogan afirmou ter mostrado disponibilidade para mediar as negociações entre a Ucrânia e a Rússia por ter "boas relações" com ambos os países.

O presidente turco, Recep Erdogan, informou esta quarta-feira que a Turquia não pode abandonar as suas alianças com a Rússia ou a Ucrânia, criticando a diplomacia ocidental por não ter tido sucesso na sua negociação com Moscovo. 

Reuters

De acordo com a NTV, Erdogan reforçou a sua disponibilidade para mediar as conversas entre a Rússia, Ucrânia e a NATO por ter "boas ligações com todos". "Não é possível abandonar qualquer um dos países", sublinhou o presidente turco. "O nosso objetivo é que consigamos dar um passo que, se Deus quiser, consiga solucionar isto sem termos de abandonar ninguém.

O presidente da Turquia, Erdogan, enviou uma mensagem à Rússia na terça-feira e disse que o reconhecimento da Rússia das regiões ucranianas é uma clara violação da unidade política, soberania e integridade territorial da Ucrânia, informou a Agência Anadolu.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.