Sábado – Pense por si

Turquia diz que não pode cortar laços nem com a Rússia nem com a Ucrânia

Erdogan afirmou ter mostrado disponibilidade para mediar as negociações entre a Ucrânia e a Rússia por ter "boas relações" com ambos os países.

O presidente turco, Recep Erdogan, informou esta quarta-feira que a Turquia não pode abandonar as suas alianças com a Rússia ou a Ucrânia, criticando a diplomacia ocidental por não ter tido sucesso na sua negociação com Moscovo. 

Reuters

De acordo com a NTV, Erdogan reforçou a sua disponibilidade para mediar as conversas entre a Rússia, Ucrânia e a NATO por ter "boas ligações com todos". "Não é possível abandonar qualquer um dos países", sublinhou o presidente turco. "O nosso objetivo é que consigamos dar um passo que, se Deus quiser, consiga solucionar isto sem termos de abandonar ninguém.

O presidente da Turquia, Erdogan, enviou uma mensagem à Rússia na terça-feira e disse que o reconhecimento da Rússia das regiões ucranianas é uma clara violação da unidade política, soberania e integridade territorial da Ucrânia, informou a Agência Anadolu.

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro