Sábado – Pense por si

Turquia detém 100 suspeitos de ligações ao Estado Islâmico

30 de dezembro de 2019 às 12:20
As mais lidas

Força anti-terrorismo turca desenvolveu operações nas províncias de Ancara, Kayseri, Adana e Batman para prevenir ataques nas celebrações de fim de ano.

A polícia da Turquia deteve 100 suspeitos de ligações ao Estado Islâmico em operações conduzidas nos últimos dias, avança a agência noticiosa turca Anadolu.

De acordo com a mesma, a força anti-terrorismo turca desenvolveu operações nas províncias de Ancara, Kayseri, Adana e Batman para prevenir ataques nas celebrações de fim de ano.

Mais de 40 iraquianos, duas dezenas de sírios e um marroquino encontram-se entre os suspeitos detidos em operações realizadas nos últimos dias em seis províncias turcas, entre as quais Ancara, Bursa (noroeste) e Batman (sudeste), precisou a agência.

Armas, munições e material informático foram apreendidos nas casas alvo de buscas, indicou a Anadolu, adiantando que a polícia procura pelo menos 17 outros suspeitos em Ancara.

A 27 de outubro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a morte do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, por tropas norte-americanas na Síria. Dois dias depois, a Turquia anunciou a detenção de dezenas de suspeitos que pertenceriam ao Estado Islâmico.

Na altura, o governo de Recep Tayyip Erdogan afirmou que iria repatriar a maioria dos detidos para os países onde eram originários até ao final deste ano.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.