Sábado – Pense por si

Tempestade tropical Harvey passa a furacão e aproxima-se do Texas

24 de agosto de 2017 às 19:38
As mais lidas

O furacão, de categoria 1 na escala de cinco níveis de intensidade de Saffir-Simpson, deverá fortalecer-se e chegar à costa já como um furacão forte

A tempestade tropical Harvey evoluiu hoje para furacão, com ventos máximos de 130 quilómetros horários (km/h), e aproxima-se da costa do Estado norte-americano do Texas (sul), que deverá tocar na sexta-feira à noite, anunciou o Centro Nacional de Furacões.

O Harvey estava hoje a meio do dia cerca de 550 quilómetros a sudeste de Corpus Christi, no sul do Texas, e avançava a cerca de 17 km/h, segundo o centro norte-americano.

O furacão, de categoria 1 na escala de cinco níveis de intensidade de Saffir-Simpson, deverá fortalecer-se e chegar à costa já como um furacão forte, de categoria 3, 4 ou 5, com ventos superiores a 110 km/h.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) lançou um aviso do risco de, ao tocar terra, o Harvey provocar chuvas intensas, além de ventos muito fortes, factores potencialmente causadores de situações de risco para a vida humana.

O Harvey deverá ser o primeiro furacão forte a atingir o Texas desde o Ike, em Setembro de 2008, que provocou estragos de dezenas de milhões de dólares nas cidades de Houston e Galveston.

O governador do Texas, Greg Abbott, deu ordens para que o Centro de Operações Estadual eleve o nível de prontidão, libertando meios para possíveis operações de busca e salvamento.

Abbott declarou também, a título preventivo, o estado de desastre em 30 condados ao longo da costa, o que permite acelerar o envio de meios para as áreas afectadas.

Quase todos os 591 quilómetros de costa do Texas estão em alerta de furacão ou de tempestade tropical desde hoje.