Sábado – Pense por si

Sismo de magnitude 5,6 atinge região de Fukushima

28 de fevereiro de 2017 às 09:13
As mais lidas

Até ao momento, não foram registados problemas nas centrais nucleares da zona, indicou o canal de televisão japonês NHK

Um terramoto de magnitude 5,6 na escala de Richter atingiu hoje a cidade japonesa de Fukushima, no noroeste do Japão, mas não foi accionado o alerta de tsunami, informou a agência meteorológica japonesa (JMA).

O sismo aconteceu às 16:49 horas, horário local (07:49 em Lisboa), e teve o seu epicentro a 50 quilómetros de profundidade na baía de Fukushima, na ilha de Honshu - a maior do arquipélago japonês --, e a 280 quilómetros a noroeste de Tóquio.

Até ao momento, não foram registados problemas nas centrais nucleares da zona, indicou o canal de televisão japonês NHK.

O terramoto também foi sentido em Tóquio.

Fukushima foi uma das regiões mais afectadas pelo forte sismo de magnitude 9 na escala de Richter e pelo posterior tsunami que ocorreram no dia 11 de Março de 2011, devastando a costa noroeste e causando mais de 18 mil mortos e desaparecidos no Japão.

O terramoto de 2011 provocou a pior catástrofe numa central nuclear desde o acidente na central nuclear Chernobil, na Ucrânia, em 1986.

O Japão está sobre o chamado 'anel de fogo', uma das zonas sísmicas mais activas do mundo e sofre terramotos com relativa frequência, assim, as estruturas estão especialmente desenhadas para aguentar os tremores.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.