Sábado – Pense por si

Sismo de 6,9 atinge ilhas neozelandesas Kermadec

Não existem feridos a registar ou alerta de tsunami, informaram as autoridades.

Um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira as ilhas Kermadec, no norte da Nova Zelândia, mas não existem feridos a registar ou alerta de tsunami, informaram as autoridades.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que regista a atividade sísmica em todo mundo, situou o hipocentro do sismo a 111 quilómetros de profundidade e o epicentro a 780 quilómetros ao nordeste de Ngunguru, localidade situada no extremo norte da ilha Norte neozelandesa.

As Kermadec situam-se entre a ilha Norte da Nova Zelândia e o arquipélago de Tonga.

A Nova Zelândia assenta na falha entre as placas tectónicas do Pacífico e Oceânia e anualmente regista cerca de 14 mil terramotos, dos quais entre 100 e 150 com potência suficiente para serem sentidos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.