NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
"Ele não é um terrorista, é um idiota", diz o ministério dos Negócios Estrangeiros do Egipto. Sequestrador saiu do avião com as mãos no ar
O homem que sequestrou um avião da companhia aérea Egyptair entregou-se às autoridades. O homem conseguiu desviar o avião quando alegou ter um cinto de explosivos e o aparelho aterrou no aeroporto de Larnaca às 9h00 locais (07h00 em Lisboa). Segundo a polícia, o pirata do ar contactou a torre de controlo às 08h30 (06h30 em Lisboa) e o avião teve autorização para aterrar cerca de 20 minutos depois, informou a polícia.
Our flight MS181 is officially hijacked. we'll publish an official statement now. #Egyptair
Our flight MS181 is officially hijacked. we'll publish an official statement now. #Egyptair
A agência de notícias oficial do Egipto MENA revelou, mais tarde, que o pirata do ar tem nacionalidade egípcia, sendo que o desvio do avião está relacionado com motivos passionais. Primeiramente o sequestrador foi identificado como Ibrahim Samaha, um professor de Medicina Veterinária da Universidade de Alexandria. Um erro que o próprio desmentiu à BBC, explicando que viajava no avião mas era uma vítima e não o culpado. O governo do Egipto apresentou desculpas públicas pelo erro.
Aliás, o presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, assegurou não se tratar de um caso de terrorismo. Segundo os órgãos de comunicação cipriota, o sequestrador pretende entrar em contacto com a ex-mulher cipriota - alguns media asseguram que terá até enviado uma carta para ser entregue a Marina Paraschos, que já estará a caminho do aeroporto. O homem terá pedido um tradutor e asilo político, ainda segundo as mesmas fontes.
Em declarações ao The Guardian, fonte do ministério dos Negócios Estrangeiros do Egipto falou sobre o caso, atacando fortemente o sequestrador. "Ele não é um terrorista, é um idiota. Os terroristas são loucos mas não são estúpidos. Este tipo é", disse a referida fonte.
A companhia - que numa primeira hora dizia que o sequestrador tinha um colete com explosivos - revelou que as negociações com o sequestrador resultaram na libertação da quase totalidade dos passageiros. A bordo estão 5 membros da tripulação e três passageiros estrangeiros, dos 81 que iriam a bordo, além do sequestrador. Segundo as informações reveladas pela Reuters, o aparelho transportava "quatro holandeses, oito norte-americanos, quatro britânicos, dois belgas, um francês, um sírio e um italiano", sendo os restantes passageiros egípcios.
Negotiations with the Hijacker result in the release of all the passengers, except the crew and four foreigners.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.