Sábado – Pense por si

Rússia duvida que Pyongyang tenha detonado uma "bomba H"

26 de janeiro de 2016 às 15:37
As mais lidas

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, afirmou esta terça-feira que, apesar do anúncio da Coreia do Norte, duvida que tenha detonado uma bomba de hidrogénio

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou esta terça-feira que Moscovo duvida que a Coreia do Norte tenha detonado uma bomba de hidrogénio (bomba H), como assegura Pyongyang.

"Não estamos seguros de que se trate de um ensaio de uma bomba de hidrogénio", disse o chefe da diplomacia russa numa conferência de imprensa.

No passado dia 6, a Coreia do Norte anunciou ter realizado com êxito o ensaio da sua primeira bomba de hidrogénio, o quarto teste nuclear do regime de Pyongyang desde 2006.

Mas caso tenha acontecido, considerou Lavrov, significa que as resoluções do Conselho de Segurança que proíbem o abastecimento de materiais e tecnologias nucleares a Pyongyang "são ineficazes".

"Se foi um teste de um dispositivo nuclear corrente (...) quer dizer que as nossas restrições funcionam", adiantou.

O chefe da diplomacia russa assinalou que a solução para o problema nuclear da península da Coreia passa por determinar que ninguém tenha armas nucleares no território.

"(...) nem a Coreia do Norte, nem a Coreia do Sul, nem os Estados Unidos, que não deve levar novamente para lá elementos do seu arsenal nuclear", precisou.

Sobre a proposta de Seul de se realizar uma reunião do grupo dos seis para a regularização do problema nuclear na península coreana (Rússia, Estados Unidos, China, Japão e as duas Coreias), excluindo a parte norte-coreana, Lavrov disse que não lhe parecia uma boa ideia, por significar que "se está novamente a tentar isolar alguém".