Sábado – Pense por si

Reino Unido deve manter risco de atentados no nível “grave” por mais dois anos

O governo britânico vai manter o alerta terrorista como "grave", o quarto nível numa escala de cinco, o que significa que é "altamente provável" a ocorrência de um ataque.

O Ministério do Interior britânico indicou este domingo que o risco de o Reino Unido sofrer atentados terroristas deve manter-se, pelo menos nos próximos dois anos, no nível actual, o quarto numa escala de cinco.

O governo vai manter o alerta terrorista como "grave", o quarto nível numa escala de cinco, o que significa que é "altamente provável" a ocorrência de um ataque.

"A ameaça proveniente do terrorismo islâmico manter-se-á no nível actual durante, pelo menos, dois anos", disse o ministério, em comunicado.

No documento, o governo frisou ainda que a ameaça por parte de grupos de extrema direita está "em crescimento".

"A nível global, os grupos e redes de terroristas de todo o tipo de ideologias vão continuar a desenvolver-se de forma orgânica, utilizando as redes sociais, a tecnologia e a ciência, de modo a prosseguir os seus objectivos e ambições", acrescentou.

Desde Março do ano passado, as forças de segurança britânicas já impediram a execução de 12 planos de ataques terroristas.

Por sua vez, os serviços secretos e a polícia mantêm abertas mais de 500 investigações.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.