Sábado – Pense por si

Primeiro-ministro romeno demite-se

15 de janeiro de 2018 às 22:46
As mais lidas

O primeiro-ministro da Roménia, Mihai Tudose, demitiu-se após lhe ter sido retirado apoio partidário.

O primeiro-ministro da Roménia, Mihai Tudose, que travava uma luta pelo poder com o presidente da sua formação partidária, o Partido Social Democrático, demitiu-se esta segunda-feira, após lhe ter sido retirado apoio partidário.

Após uma reunião de mais de cinco horas, os membros do Partido Social Democrático deliberaram votar pela retirada do apoio a Tudose, que tinha tomado posse há pouco mais de seis meses.

Tudose disse que resignava ao cargo de primeiro-ministro da Roménia "com a cabeça erguida".

Com a demissão, abre-se um problema na Roménia, uma vez que o líder do Partido Social Democrático, Liviu Dragnea, não pode ser conduzido como primeiro-ministro, devido a uma condenação por fraude eleitoral.

Em Novembro, a Justiça congelou bens de Dragnea, acusado de desvio de fundos da União Europeia, o que este negou.

O conflito entre Tudose e Dragnea tornou-se público na semana passada, após o primeiro-ministro agora demissionário ter instado a ministra do Interior, Carmen Dan, a demitir-se, acusando-a de mentir.

A ministra, aliada próxima do líder partidário, recusou sair do Governo.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.