Sábado – Pense por si

Primeiro-ministro da Islândia apresenta a demissão

Filipe Garcia , Cátia Andrea Costa 05 de abril de 2016 às 17:20

Sigmundur Gunnlaugsson, primeiro-ministro finlandês, foi apanhado nos Panama Papers. Com várias manifestações a reclamar a sua demissão, cedeu e decidiu abandonar o cargo, apesar da resistência inicial

O primeiro-ministro da Islândia, Sigmundur David Gunnlaugsson, apresentou a demissão em consequência do escândalo Panama Papers e apesar do presidente do país ter recusado dissolver o Parlamento. Ólafur CáGrímsson teria recusado o pedido alegando que primeiro era preciso ouvir todos os partidos - só depois podia tomar uma decisão definitiva. A notícia foi tornada pública pelo ministro das Agricultura e Pesca, Ingi Jóhannsson, à RUV. Gunnlaugsson não resistiu, assim, aos protestos que saíram à rua na segunda-feira, um dia depois da divulgação dos dados que o comprometem.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.