Sábado – Pense por si

Presidente do Governo espanhol anuncia cimeira luso-espanhola

A primeira cimeira luso-espanhola irá reunir no dia 21 de Novembro, em Valladolid, Espanha, o primeiro-ministro português António Costa e o presidente do Governo de Espanha Pedro Sánchez.

O presidente do Governo espanhol anunciou este sábado a realização de uma cimeira luso-espanhola, em Novembro, durante a sua intervenção na biblioteca da Fundação Casa José Saramago, em Lanzarote, no âmbito das celebrações dos 20 anos do Nobel.

Trata-se da primeira cimeira luso-espanhola que reunirá no dia 21 de Novembro, em Valladolid, Espanha, o primeiro-ministro português António Costa e o presidente do Governo de Espanha Pedro Sánchez.

O encontro estará subordinado ao tema das relações transfronteiriças e ao esforço comum para aproximar as zonas das fronteiras que foram abandonadas, especificou António Costa em declarações aos jornalistas.

O primeiro-ministro português sublinhou ainda que apesar de esta ser a primeira cimeira luso espanhola é uma continuidade da realizada em maio de 2017, em Trás os Montes, na altura com Mariano Rajoy e que teve como temas fortes a cooperação transfronteiriça em áreas como a energia, as infraestruturas e o ambiente

António Costa cumpre este sábdo em Lanzarote a primeira parte de um périplo pelos lugares emblemáticos da vida e obra de José Saramago.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.