Sábado – Pense por si

Presidente da Galiza: Independência catalã seria “um voltar ao século XIX”

27 de setembro de 2017 às 22:35
As mais lidas

O presidente da Junta da Galiza considerou hoje que uma declaração unilateral de independência da Catalunha seria um "anacronismo histórico e um voltar ao século XIX"

O presidente da Junta da Galiza considerou hoje que uma declaração unilateral de independência da Catalunha seria um "anacronismo histórico e um voltar ao século XIX" e mostrou estar convicto que o referendo sobre o tema "não vai acontecer".

Em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita a Braga, Alberto Feijóo, salientou que o referendo sobre a independência da Catalunha marcado para 01 de outubro é ilegal "não porque os políticos o dizem" mas porque "atenta contra a Constituição espanhola".

O representante máximo do Governo de Espanha na Galiza considerou ainda que a Catalunha "tem azar com os políticos" que a dirigem e que o que se está a passar naquela comunidade autónoma é uma "atentado à democracia" espanhola e "uma vergonha".

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.