Sábado – Pense por si

Presidente chinês diz que país está pronto para invasão

01 de agosto de 2017 às 08:39
As mais lidas

No 90.º aniversário do Exército de Libertação Popuular (ELP), Xi Jinping advertiu que o país está pronto a "lutar contra qualquer invasão estrangeira"

O Presidente da China advertiu hoje que o país está pronto a "lutar contra qualquer invasão estrangeira", no 90.º aniversário do Exército de Libertação Popular (ELP), e apelou para a obediência das Forças Armadas ao Partido Comunista.

Num discurso de quase uma hora, proferido no Grande Palácio do Povo, Xi Jinping, também comandante do exército, assegurou que Pequim "nunca invadirá outros países, mas pode lutar contra qualquer agressão".

A China "não permitirá a ninguém, de nenhuma forma, que separe nem um pedaço de terra do país", disse Xi, que presidiu a uma reunião com três mil pessoas, a maioria militares, por ocasião dos 90 anos da fundação do ELP.

China coloca responsabilidade por paz na península coreana sobre Washington e Pyongyang

Estados Unidos e Coreia do Norte têm a "principal responsabilidade" pela escalada de tensões e negociar a paz na Península Coreana, não a China, afirmou na segunda-feira o embaixador de Pequim nas Nações Unidas.

Liu Jieyi afirmou que se Washington e Pyongyang rejeitarem reduzir as tensões e o diálogo, "não interessa o quão capaz a China é, os esforços chineses não vão produzir resultados práticos, porque depende dos dois lados principais".

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou a China de falhar em travar o programa nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte e ameaçou com possíveis represálias económicas contra Pequim, que é responsável por 90% do comércio externo do país governado por Kim Jong-un.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.