Portugueses trabalham mais horas do que média dos países da OCDE

Diogo Camilo com Leonor Riso 11 de maio de 2018

Portugal está no 14.ª lugar do ranking da OCDE que apurou em que países se trabalharam mais horas em 2016. Os portugueses trabalharam, em média, 1842 horas em 2016.

Novos dados apontam Portugal como um dos países que mais horas trabalham no mundo por ano. O recente relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) coloca Portugal na 14ª posição no seu ranking de países que mais trabalham por ano, com 1842 horas acumuladas durante o período de 2016.

Isto significa uma média de cerca de cinco horas por dia para cada trabalhador, incluindo fins-de-semana e os 22 dias úteis de férias segundo os direitos definidos no Código do Trabalho. Sem abranger estes tempos e, fazendo referência a 2016 – ano de objecto dos dados estudados -, cada português tem um horário de expediente de seis horas e meia.

Em comparação com o país desta lista que menos tempo trabalha, a Alemanha, são mais duas horas – de acordo com a OCDE, os germânicos trabalham cerca de quatro horas e meia em cada dia de trabalho. No topo do ranking está o México, com 2255 horas totais, traduzidas em quase oito horas de trabalho por dia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais