Sábado – Pense por si

Porque estão a Rússia e os EUA tão zangados... desta vez?

Leonor Riso
Leonor Riso 22 de outubro de 2016 às 08:12

Nunca estivemos tão mal, diz a Rússia. Vamos retaliar, respondem os EUA. Saiba quais são os problemas que podem levar ao conflito aberto entre os dois maiores poderes mundiais

"Penso que a situação geral está bastante má neste momento, provavelmente é a pior… desde 1973." O autor destas palavras foi Vitaly Churkin, o embaixador da Rússia junto das Nações Unidas. Do outro lado do Atlântico, a resposta veio no mesmo tom, da parte do vice-presidente Joe Biden, quando falou sobre a retaliação norte-americana aos ataques russos: "Será quando escolhermos, e sob as circunstâncias que tiverem o maior impacto." A relação entre os dois maiores poderes mundiais, como já percebeu, não está famosa. Mas porquê?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.