Sábado – Pense por si

Porque enfrentamos a maior crise humanitária desde 1945?

Leonor Riso
Leonor Riso 12 de março de 2017 às 07:47

O secretário-geral das Nações Unidas já esteve na Somália, mas há mais três países onde milhões de pessoas sofrem com a fome

Os avisos partiram de Stephen O'Brien, vice-secretário geral da ONU com a pasta dos Assuntos Humanitários. O mundo atravessa a maior crise humanitária desde 1945 e são necessários 4,4 mil milhões de dólares (4,1 mil milhões de euros) até Julho. Cerca de 20 milhões de pessoas estão em risco de morrer de fome no Iémen, Somália, Sudão do Sul e Nigéria. Entre elas, 1,4 milhões de crianças. Guterres já esteve na Somália, a 8 de Março, onde se apercebeu do "sofrimento tremendo".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.