Oliver Ivanovic era considerado um político servo-kosovar moderado.
Um importante político do Kosovo, Oliver Ivanovic, foi esta terça-feira morto a tiro à entrada da sede do seu partido na parte sérvia de Mitrovica, disseram um responsável do partido e o seu advogado, citados pela France-Presse.
Oliver Ivanovic, de 64 anos, foi alvo de disparos cerca das 08h15 (07h15 em Lisboa) quando se encontrava no interior de uma viatura à chegada à sede do partido.
Dirigente de um partido social-democrata local, Ivanovic era considerado um político servo-kosovar moderado naquela cidade, dividida entre o norte, de maioria sérvia, e o sul, de maioria albanesa-kosovar.
"Segundo me disseram, ele morreu no local e a tentativa de reanimação no hospital de Mitrovica falhou", disse o advogado Nebojsa Vlajic, acrescentando que o seu cliente foi atingido por cinco balas.
Os inspectores "continuam no local" e as autoridades desconhecem "quem poderá estar por detrás do ataque, lançado a partir de um veículo em movimento", disse à AFP o procurador Shyqri Syla.
O Governo do Kosovo já condenou o ataque, que classificou, em comunicado, como um atentado contra "os esforços para estabelecer o Estado de direito em todo o território kosovar".
O Presidente da sérvia, Aleksandar Vucic, convocou uma reunião do gabinete de segurança e deverá falar às 13:00 (12:00 em Lisboa) sobre a morte do político servo-kosovar.
O responsável do Governo sérvio pela relação com o Kosovo, Marko Djuric, considerou que a morte de Ivanovic é "um ato de terror criminoso", cujo objectivo é empurrar aquela região para o caos.
"Quem quer que esteja por detrás deste ataque... sejam sérvios, albaneses ou outros criminosos, têm de ser punidos", disse.
Mitrovica é uma cidade de 85.000 habitantes onde é tensa a relação entre as comunidades sérvia (13.000 habitantes) e albanesa (72.000), quase duas décadas após o fim da guerra de 1998-99.
Ivanovic foi condenado em Janeiro de 2016 a nove anos de prisão por crimes de guerra contra civis albaneses cometidos em abril de 1999, mas o Tribunal de Recurso anulou a condenação há um ano e ordenou um novo processo.
Era considerado um político moderado e nos meios sérvios considerava-se que o processo contra si fora motivado politicamente.
Nas eleições municipais de Outubro, Ivanovic participou como candidato a presidente da parte norte de Mitrovica.
O Kosovo, antiga província sérvia habitada por uma grande maioria de albaneses étnicos, proclamou unilateralmente a sua independência da Sérvia em 2008.
A Sérvia não reconhece a independência, que é apoiada por mais de cem países, entre os quais os EUA e a maioria dos Estados-membros da União Europeia.
Político do Kosovo assassinado a tiro na parte sérvia de Mitrovica
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.