Oliver Ivanovic era considerado um político servo-kosovar moderado.
Um importante político do Kosovo, Oliver Ivanovic, foi esta terça-feira morto a tiro à entrada da sede do seu partido na parte sérvia de Mitrovica, disseram um responsável do partido e o seu advogado, citados pela France-Presse.
Oliver Ivanovic, de 64 anos, foi alvo de disparos cerca das 08h15 (07h15 em Lisboa) quando se encontrava no interior de uma viatura à chegada à sede do partido.
Dirigente de um partido social-democrata local, Ivanovic era considerado um político servo-kosovar moderado naquela cidade, dividida entre o norte, de maioria sérvia, e o sul, de maioria albanesa-kosovar.
"Segundo me disseram, ele morreu no local e a tentativa de reanimação no hospital de Mitrovica falhou", disse o advogado Nebojsa Vlajic, acrescentando que o seu cliente foi atingido por cinco balas.
Os inspectores "continuam no local" e as autoridades desconhecem "quem poderá estar por detrás do ataque, lançado a partir de um veículo em movimento", disse à AFP o procurador Shyqri Syla.
O Governo do Kosovo já condenou o ataque, que classificou, em comunicado, como um atentado contra "os esforços para estabelecer o Estado de direito em todo o território kosovar".
O Presidente da sérvia, Aleksandar Vucic, convocou uma reunião do gabinete de segurança e deverá falar às 13:00 (12:00 em Lisboa) sobre a morte do político servo-kosovar.
O responsável do Governo sérvio pela relação com o Kosovo, Marko Djuric, considerou que a morte de Ivanovic é "um ato de terror criminoso", cujo objectivo é empurrar aquela região para o caos.
"Quem quer que esteja por detrás deste ataque... sejam sérvios, albaneses ou outros criminosos, têm de ser punidos", disse.
Mitrovica é uma cidade de 85.000 habitantes onde é tensa a relação entre as comunidades sérvia (13.000 habitantes) e albanesa (72.000), quase duas décadas após o fim da guerra de 1998-99.
Ivanovic foi condenado em Janeiro de 2016 a nove anos de prisão por crimes de guerra contra civis albaneses cometidos em abril de 1999, mas o Tribunal de Recurso anulou a condenação há um ano e ordenou um novo processo.
Era considerado um político moderado e nos meios sérvios considerava-se que o processo contra si fora motivado politicamente.
Nas eleições municipais de Outubro, Ivanovic participou como candidato a presidente da parte norte de Mitrovica.
O Kosovo, antiga província sérvia habitada por uma grande maioria de albaneses étnicos, proclamou unilateralmente a sua independência da Sérvia em 2008.
A Sérvia não reconhece a independência, que é apoiada por mais de cem países, entre os quais os EUA e a maioria dos Estados-membros da União Europeia.
Político do Kosovo assassinado a tiro na parte sérvia de Mitrovica
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A desinformação não é apenas um fenómeno “externo”: a nossa própria memória também é vulnerável, sujeita a distorções, esquecimentos, invenções de detalhes e reconstruções do passado.
Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.
A mudança do Chega sobre a reforma laboral, a reboque do impacto da greve, ilustra como a direita radical compete com as esquerdas pelo vasto eleitorado iliberal na economia.