O veículo foi neutralizado quatro dias após um atentado suicida que matou 35 pessoas e feriu mais de 120 no domingo em Ancara, ataque reivindicado por um grupo rebelde curdo
A polícia turca neutralizou na quinta-feira à noite uma viatura cheia de explosivos que estava estacionada perto de um edifício do governo na província de Diyarbakir, no sudeste do país, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP.
Segundo a explicação tornada pública esta sexta-feira, o veículo foi neutralizado quatro dias após um atentado suicida que matou 35 pessoas e feriu mais de 120 no domingo em Ancara, ataque reivindicado por um grupo rebelde curdo.
O carro foi descoberto no distrito de Hani, 80 quilómetros a norte da cidade de maioria curda do sudeste da Turquia, acrescentaram as fontes citadas pela AFP.
As equipas de desminagem neutralizaram imediatamente os 150 quilos de explosivos dissimulados na viatura, que foi de seguida rebocada para o comissariado local para ser passada a pente fino pela polícia científica.
No domingo à noite, uma viatura armadilhada explodiu numa praça muito frequentada de Ancara e fez 35 mortos e mais de 120 feridos.
Este atentado foi reivindicado na quinta-feira por um grupo dissidente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), os Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), em represália pelas operações levadas a cabo pelas forças armadas turcas contra a rebelião em cidades do sudeste da Anatólia.
Já a 17 de Fevereiro os TAK tinham realizado um ataque semelhante contra uma caravana que transportava militares, fazendo 29 mortos.
Desde o verão passado, a Turquia vive em estado de alerta permanente após uma série de ataques ligados à retomada do conflito curdo ou atribuídos pelo governo islâmico-conservador ao grupo Estado Islâmico .
Polícia turca neutraliza viatura cheia de explosivos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato