Sábado – Pense por si

Polícia Marítima portuguesa resgata 40 migrantes na Grécia

Autoridade Marítima Nacional em missão na ilha grega de Lesbos já resgatou mais de 6 mil migrantes desde que iniciou participação na operação Poseidon, em 2014.

A Polícia Marítima portuguesa em missão na ilha grega de Lesbos resgatou esta sexta-feira 40 migrantes, entre os quais 11 crianças, que navegavam num bote, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

A bordo do bote estavam 40 migrantes, sendo 11 crianças, 10 mulheres e 19 homens.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação Poseidon, sob égide da agência europeia Frontex e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

"Desde 2014, quando iniciou a participação na missão Poseidon na Grécia, a Polícia Marítima já resgatou 6.676 migrantes", acrescenta.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.