Sábado – Pense por si

Polícia francesa detém sete suspeitos em operação anti-terrorista

As forças de segurança francesas suspeitam que os detidos estavam a preparar um atentado terrorista.

A polícia francesa deteve esta terça-feira pelo menos sete pessoas numa operação anti-terrorista que está em curso na região de Paris e na orla mediterrânica (sul) do país, indicaram fontes oficiais citadas pela imprensa. Segundo o diárioLe Parisien, as forças de segurança francesas suspeitam que os detidos estavam a preparar um atentado terrorista.

Por outro lado, o canal de televisão privado francêsBFMTV indicou que a polícia não encontrou nem armas nem explosivos ao deter os suspeitos detidos, mas actuou em função de trocas de e-mails nas redes sociais, que indiciam que estariam a preparar um ato terrorista.

A decisão foi detê-los para comprovar se estão ou não envolvidos numa operação.

Os detidos são todos homens entre os 18 e os 65 anos, entre eles dois pares de irmãos.

Na operação de captura estiveram envolvidos agentes da Sub-direcção Antiterrorista (SDAT) e da Direcção Geral de Segurança Interna (DGSI, os serviços secretos), apoiados ainda por um corpo de elite da polícia, o RAID.

As detenções ocorreram no departamento de Val de Marne, a leste de Paris, bem como nas cidades de Menton e Aix-la-Provence, segundo o canal BFMTV, e enquadram-se na investigação judicial contra o terrorismo iniciado em maio.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.