Mitsotakis disse que a Grécia vai adquirir 18 caças Rafale de fabrico francês, bem como fragatas e helicópteros, recrutar 15.000 soldados suplementares e financiar ainda mais a indústria de defesa.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou hoje um importante programa de compra de armas e uma reorganização das forças armadas do país, enquanto aumenta a tensão com a Turquia no Mediterrâneo oriental.
Mitsotakis disse que a Grécia vai adquirir 18 caças Rafale de fabrico francês, bem como fragatas e helicópteros, recrutar 15.000 soldados suplementares e financiar ainda mais a indústria de defesa.
Chegou a hora de fortalecer as nossas forças armadas. Este é um programa importante que formará um escudo nacional, afirmou o primeiro-ministro num discurso em Tessalónica, acrescentando que esse programa deve permitir a criação de milhares de empregos.
A Turquia e a Grécia, ambos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), estão a lutar pela prospeção de campos de gás a petróleo no Mediterrâneo oriental, uma área que Atenas considera estar sob sua soberania.
Mitsotakis acusou hoje a Turquia de ameaçar as fronteiras orientais da Europa e colocar em risco a segurança regional.
As tensões entre os dois países aumentaram quando a Turquia, em 10 de agosto, enviou um navio de prospeção sísmica acompanhado por navios de guerra em águas reivindicadas pela Grécia, o que levou Atenas a lançar manobras navais.
A França tem sido um dos países mais firmes na resposta às prospeções turcas, em busca de jazidas de gás, tendo chegado a enviar, durante o verão, navios e aviões de guerra para a zona, para sublinhar o seu apoio a gregos e cipriotas.
PM grego anuncia compra de armas durante tensões crescentes com a Turquia
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.