Sábado – Pense por si

Pelo menos seis pessoas morreram em incêndio de Londres

Quatro portugueses ficaram feridos, entre as 50 vítímas com ferimentos registadas até agora

Pelo menos seis pessoas morreram na sequência de um incêndio numa torre residencial de 24 andares em Londres, Reino Unido. O número foi avançado pela Polícia Metropolitana de Londres. "Posso confirmar seis mortes neste momento mas é provável que o número aumente durante o que será uma operação de resgate complexa durante vários dias. Muitas outras pessoas estão a receber cuidados médicos", indicou em comunicado o comandante Stuart Cundy. 

Dany Cotton, comissária da Brigada de Bombeiros de Londres, afirmou esta manhã que o incêndio tinha feito vítimas mortais. "Neste momento, entristece-me muito confirmar que se registam mortos, não posso confirmar agora o número devido ao tamanho e à complexidade deste edifício", disse. 

Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas, tendo sido transportadas para cinco hospitais da capital britânica, informou o serviço de ambulâncias da cidade. Entre elas, duas crianças portuguesas e, de acordo com a SIC Notícias, dois adultos. As menores têm prognóstico reservado. Todas as famílias de nacionalidade portuguesa que viviam nesta torre residencial já foram encontradas. 

Testemunhas no local indicam ter ouvido gritos e visto pessoas a fugir usando lençóis como cordas. Os bombeiros pediram às pessoas para colocar panos húmidos sobre as bocas enquanto escapam, para impedir a inalação de fumo. 

Um dos moradores da torre deu o seu testemunho ao jornal The Guardian. "Tenho sorte em estar vivo - e muitas pessoas não saíram do edifício. Perdi tudo o que tinha. Estou aqui a usar tudo o que tenho", afirmou. À Sky News, uma outra testemunha contou não ter ouvido alarmes de incêndio e que só conseguiu fugir porque alguém bateu a todas as portas do andar, antes de sair do edifício. Veja aqui mais testemunhos no local. 

Segundo o jornal The Guardian, moram entre 400 e 600 pessoas neste prédio. 

O serviço indicou ainda que no local estão "mais de 20 equipas" especializadas.

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou hoje à 01:15 (mesma hora em Lisboa) na torre Grenfell, numa zona próxima de Notting Hill.

As chamas estão a ser combatidas por 200 bombeiros e 40 veículos, disseram à agência Efe fontes da Brigada de Bombeiros da capital britânica.

A Greenfell Tover foi construída em 1974 e alberga 120 casas. As chamas começaram pouco depois da uma da manhã, num lado da torre. Depois, propagaram-se ao redor do edifício e consomem-no agora do segundo ao último andar.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.