Sábado – Pense por si

Pelo menos 28 mortos em ataque do regime sírio

Pelo menos 28 pessoas, a maioria civis, morreram esta manhã durante bombardeamentos efectuados pelo regime em Al-Bab, uma cidade síria controlada pelo Estado Islâmico

Pelo menos 28 pessoas, a maioria civis, morreram hoje de manhã durante bombardeamentos efectuados pelo regime em Al-Bab, uma cidade síria controlada pelo auto-denominado grupo Estado Islâmico, segundo uma organização não-governamental.

Entre os 28 mortos estão 19 civis, dos quais três crianças e três mulheres, precisou o Observatório dos Direitos Humanos da Síria, que tem uma vasta rede de fontes de informação em todo o país.

Em relação aos restantes nove corpos, que se encontravam carbonizados, não foi possível determinar se eram civis ou membros do grupo Estado Islâmico, segundo disse à agência France Presse o director do Observatório, Abdel Rahmane.

Os bombardeamentos terão visado um mercado popular.

O exército sírio tem bombardeado regularmente Al-Bab, tomada pelo Estado Islâmico desde o início de 2014.

De acordo com o Observatório dos Direito Humanos, o regime bombardeia regularmente com explosivos as áreas mantidas pelos rebeldes, recorrendo a barris e cilindros de petróleo ou gás com explosivos, causando muitas mortes e danos consideráveis.

No ataque de hoje, o diretor da organização não governamental disse que terão sido usados recipientes maiores e com carga mais poderosa.

O presidente Bashar al-Assad tem negado diversas vezes o recurso pelo exército a barris de explosivos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.